Área Restrita
(Clique aqui)
Esqueci minha senha
(Clique aqui)
Voltar
(71) 2201-2201
FALE CONOSCO

ASFEB - Associação dos servidores fiscais do Estado da Bahia

Dicas de Saúde

Nutri Dica Especial Dia das Mães

Dicas-de-Saúde-08 MÃES

Clique na imagem e assista homenagem especial do nosso parceiro Assiste Vida!

Amamentação, a maior prova de amor

No mês das Mães, nada melhor do que falar de uma das melhores e mais desafiadoras etapas da vida de uma pós-gestante: A AMAMENTAÇÃO.

Essa é uma fase que requer acima de tudo amor e dedicação. Muitos são os mitos e crendices populares em cima do tema. Mas uma coisa é certa, não há no mundo alimento melhor. Poderíamos nos estender e praticamente escrever um livro, só para se ter ideia do quanto esse assunto é denso.

Amamentar é um processo de continuo conhecimento do seu corpo e do bebê.

Durante o período de gestação alguns cuidados devem ser tomados:

– Observe o formato do mamilo. Caso o bico do peito seja invertido para dentro – sem formar uma ponta, será necessário o uso de uma “concha” apropriada para deixar os seios aptos para amamentação.

– Evite passar cremes na aréola para que a pele não afine. Quanto mais resistente a pele desse local estiver, menos machucado terá.

– Caso seja possível, tome sol na região dos seios. Além de deixar a pele resistente, a Vitamina D é fundamental para a gestante.

– Não aperte os seios. Muitas gestantes ficam curiosas para saber se já estão produzindo leite. Esse ato pode estimular um hormônio chamado Ocitocina, que também é responsável pelas contrações uterinas.

Após o nascimento:

– Tenha calma e muita paciência. Cada mãe passa por um processo diferente. Não se compare com as outras. Acredite no seu corpo e solicite ajuda de um profissional capacitado para lhe orientar. Hoje existem diversas clínicas voltadas para amamentação.

– Não existe leite fraco. Todo leite materno é rico em nutrientes e o colostro é uma vacina natural que previne diversas doenças.

– No momento da apojadura, a chegada do leite, algumas mulheres apresentam febre baixa, calafrios e mal estar. Essa sensação tende a passar rápido.

– Durante o ato da amamentação procure um lugar calmo e confortável. O estresse inibe a ocitocina – hormônio responsável pela “descida do leite”

– Beba BASTANTE água. Meta diária de 3 a 4 litros.

– Tenha uma alimentação variada rica em peixes, legumes, leguminosas e frutas. Quanto mais nutrientes a mãe adquirir na alimentação, melhor para ela e para o bebe.

A recomendação da Organização Mundia de Saúde (OMS) para o período de aleitamento materno é de dois anos ou mais, sendo que durante os primeiros seis meses a amentação deve ser exclusiva. Após os seis meses do bebê, deve-se dar inicio a alimentação complementar.

Quer tirar mais alguma dúvida sobre Amamentação? Procure a equipe de Nutrição aqui na ASFEB, que vamos lhe orientar com todo carinho. 😉

Isabele Neri
Nutricionista Asfeb Saúde

ASFEB - Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia

Rua Dr. José Peroba, 149, Centro Empresarial Eldorado, 1º Andar - Stiep
Salvador-BA | CEP: 41770-235

Telefone: (71) 2201-2201
E-Mail: atendimento@asfeb.org.br

DPO - Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais

Aviso de Privacidade