Área Restrita
(Clique aqui)
Esqueci minha senha
(Clique aqui)
Voltar
(71) 2201-2201
FALE CONOSCO

ASFEB - Associação dos servidores fiscais do Estado da Bahia

Notícias - 20/03/2017

Febre Amarela: Confira calendário

Campanha de vacinação contra a Febre Amarela 2017
Adquira a dose da vacina contra a febre Amarela até o dia 23 de março.

Prezado Beneficiário (a),

O Asfeb Saúde, visando atender o reclame dos beneficiários e comprometido com medidas preventivas tem uma oportunidade exclusiva de adquirir 400 doses da vacina contra a Febre Amarela. Para tanto, faz-se necessário adesão da vacina, sendo esta individual e intransferível. Havendo adesão da vacina por parte dos beneficiários do ASFEB Saúde a campanha acontecerá nos dias 30 e 31 de Março, em Salvador na Clínica ASFEB Saúde e cidades-pólo do interior do estado, como Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Santo Antonio de Jesus e Vitória da Conquista, caso tenham adesão de no mínimo 10 doses por cidade.

Os interessados em participar da campanha devem acessar o link abaixo até o dia 23 de março, confirmando a COMPRA da dose da vacina e informando para tanto, os nomes dos titulares e dependentes que serão imunizados. É necessário ainda informar o local que deseja ser vacinado e o número do telefone para contato. Salientamos que a campanha prevê a coparticipação referente à dose da vacina no valor de R$ 100,00, por beneficiário.

IMPORTANTE: Os beneficiários idosos a partir de 60 anos, gestantes e/ou lactantes, somente serão imunizados com apresentação prévia de relatório médico indicando a vacinação contra a febre amarela. Antes de aderir a vacina leia o termo de adesão e compromisso e CLIQUE no ícone confirmando que leu e aceitou os termos. Somente após esta ação que será válido a compra da vacina com geração de numero de protocolo.

Em caso de dúvidas e/ou esclarecimentos entre em contato pelo e-mail vacina2017@asfeb.org.br Destaca-se que as doses são limitadas!

Atenciosamente,

A Diretoria

tabela alteração

#FAQMS | Perguntas e respostas sobre a Febre Amarela – Elaborado pelo Ministério da Saúde

O que é a febre amarela?

É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente.

Os casos de Febre Amarela (FA) no Brasil são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença que se manifesta nos dois casos, a diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.

Na FA silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado. Na FA urbana o vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegyptii ao homem, mas esta não é registrada no Brasil desde 1942.

Qualquer pessoa está em risco de contrair febre amarela silvestre?

Sim. Qualquer pessoa sem ter sido vacinada que viva ou visite áreas onde há transmissão da doença, pode ter Febre Amarela, independentemente da idade ou sexo.

A febre amarela é contagiosa?

A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela.

Quais os sintomas da Febre Amarela?

Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.

Vale chamar atenção para um detalhe: A Febre Amarela pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente.

Como a doença pode ser evitada?

A única forma de evitar a Febre Amarela é através da vacinação. A vacina está disponível gratuitamente durante todo o ano, nas 36 mil salas de vacinação, distribuídas no País. Confira as indicações:

febre-amarela-info

Quais são as contraindicações para a vacina da febre amarela?

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos, levando em conta o risco de eventos adversos.

 Quais as medidas de proteção para pessoas com contraindicação de vacinação contra febre amarela?

–   Usar repelente de insetos. Devem ser aplicados em toda a área de pele exposta respeitando os intervalos orientados pelos fabricantes e após contato com a água. Existem no mercado formulações próprias para crianças entre 6 meses e dois anos de idade, para gestantes e também para aplicação em tecidos;

 –   Proteger a maior extensão possível de pele através do uso de calça comprida, blusas de mangas compridas e sem decotes, meias e sapatos fechados. O uso de roupas claras facilita a identificação de mosquitos e permite que eles sejam mortos antes de picarem o indivíduo;

–  Passar o maior tempo possível em ambientes com portas e janelas protegidos por telas mosquiteiras;

–  Dormir sob mosquiteiros corretamente arrumados para não permitir a entrada de mosquitos (abas de abertura sobrepostas e barras inferiores embaixo do colchão);

–   Usar repelentes ambientais (sprays, pastilhas e líquidos em equipamentos elétricos) no quarto de dormir.

Crianças menores de 6 meses de idade, que não podem receber a vacina e nem usar repelentes de aplicação direta na pele devem ser mantidas o tempo todo sob mosquiteiros e/ou em ambiente protegido por telas. Crianças maiores de 6 meses e adultos que por contraindicação clínica não possam ser vacinados ou que por qualquer motivo ainda não tenham recebido a vacina devem seguir as mesmas orientações descritas para os 10 dias após a vacinação enquanto durar o surto de febre amarela.

Depois de quanto tempo após receber a vacina febre amarela posso doar sangue e ou órgãos?

O doador de sangue e/ou órgãos vacinado contra febre amarela deve aguardar um período de 4 (quatro) semanas após a vacinação para realizar a doação. Os frequentes doadores de sangue deverão proceder a doação de sangue, para depois receber a vacina.

 

ASFEB - Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia

Rua Dr. José Peroba, 149, Centro Empresarial Eldorado, 1º Andar - Stiep
Salvador-BA | CEP: 41770-235

Telefone: (71) 2201-2201
E-Mail: atendimento@asfeb.org.br

DPO - Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais

Aviso de Privacidade