A Asfeb – Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia congrega auditores fiscais e agentes de tributos estaduais da Secretaria Estadual da Fazenda. São 45 anos de existência, com uma forte estrutura de assistência aos seus associados e beneficiários do plano Asfeb Saúde. Seu objetivo principal é a prestação de serviços assistenciais destinados à melhoria da qualidade de vida de seus associados. O atendimento e a integração dos seus associados se dá mediante a realização de atividades sociais e na gestão de um plano de saúde suplementar, o Asfeb Saúde. Criada em 1979, em razão de sua relevância social, a Asfeb é reconhecida como instituição de utilidade pública nas esferas municipal e estadual.
Na área de assistência à saúde aos seus associados, o Asfeb Saúde atende a mais de seis mil vidas, através de uma rede credenciada ampla e qualificada, com cobertura nacional, através de convênios de reciprocidade com entidades congêneres de outros estados. A associação desenvolve ainda ações de promoção à saúde e a prevenção de doenças, diretamente ou mediante convênio com instituições públicas ou privadas, ou seja, campanhas de hábitos saudáveis e de vacinações, cursos, seminários, eventos e cartilhas didáticas sobre doenças coletivas e sociais.
Na área social, a Asfeb realiza atividades sociais, esportivas, turísticas, culturais e de lazer na capital e no interior do Estado, além de manter clubes sociais em Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Ilhéus e Vitória da Conquista. Através de convênios com instituições privadas, garante aos seus associados assistência odontológica, além de descontos junto a um ampla rede de conveniados.
Em 19 de novembro de 1979 foram dados os primeiros passos para a consolidação de um grande patrimônio simbólico do fisco estadual. A Asfeb surgiu como primeira organização coletiva do fisco estadual baiano, integrada inicialmente pelos 120 auditores fiscais que passaram no primeiro concurso público realizado pelo Estado. Em 1981, a partir de projeto de lei do então deputado Gorgônio Neto, a Asfeb recebeu o título de utilidade pública estadual. De 1982 ao início de 1988 a associação deixa praticamente de existir por falta de mobilização.
Criada com o nome inicial de Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia, a Asfeb foi desde o seu início um espaço associativo, baseado na convergência de ideias. Assim, em 1992, ganha contornos mais amplos quando agentes de tributos passam a integrar o quadro associativo da instituição, que passa a ter o nome de Associação do Grupo Fisco da Bahia. Pouco mais tarde, recebe o seu nome atual: Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia.
Após estudos e assembleias, seus associados decidiram por criar, em janeiro de 1993, um plano de saúde que lhes atendesse e aos seus familiares de forma humanizada. Assim, nascia o Asfeb Saúde, hoje um dos melhores planos de saúde do país, com cerca de seis mil vidas asseguradas.
Também nesse período tem o movimento de interiorização da Associação, quando são disponibilizados aos seus associados clubes sociais nas cidades de Alagoinhas, Barreiras, Vitória da Conquista e Ilhéus. Em 1998, a Asfeb adquire sua sede própria localizada em um conjunto de salas no Edifício Centro Empresarial Eldorado, na Rua Dr. José Peroba, 149, STIEP.
Na esfera municipal, o título de instituição de utilidade pública veio em 2007, através de projeto de lei do então vereador e associado Virgílio Pacheco. Foi levado em conta o fato de a Asfeb ter grande relevância social, por ser responsável pela integração e atendimento à saúde de um dos principais grupos de servidores públicos estaduais.