Área Restrita
(Clique aqui)
Esqueci minha senha
(Clique aqui)
Voltar
(71) 2201-2201
FALE CONOSCO

ASFEB - Associação dos servidores fiscais do Estado da Bahia

Notícias - 06/04/2018

Dia Mundial da Saúde faz parte do Abril Verde

 

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de Abril, e tem como objetivo a conscientização da população sobre as questões que afetam a saúde e a qualidade de vida das pessoas. A data foi criada em 1950 e é comemorada no mesmo dia da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ocorreu em 1948.

Outra data ligada ao Dia da Saúde é 28 de Abril, que é o Dia Internacional da Saúde e Segurança do Trabalho, criado pela pela OIT – a Organização Internacional do Trabalho –  para conscientizar trabalhadores e empresas sobre os riscos de acidente no ambiente de trabalho.

O contexto também visa criar um debate sobre a responsabilidade do Estado em oferecer saúde ao cidadão e garantir que todos tenham acesso ao atendimento médico de forma plena. A OMS traz a discussão de que ter saúde vai muito além de não estar doente, significando ter qualidade de vida e ser saudável do ponto vista físico, mental e social. No âmbito da saúde pública, assuntos como saneamento básico, tratamento de água e preservação do meio ambiente, tornam-se importantes para garantir essa qualidade de vida no debate sobre o dia mundial da saúde.

Para os profissionais de saúde, existem quatro itens principais que atuam na qualidade da saúde de uma pessoa, são eles a biologia humana, o ambiente, estilo de vida e também a assistência médica. Ou seja, ela é mantida e melhorada não só através de uma boa alimentação e da realização de exercícios, mas também pela capacidade que os médicos têm de fazer indicações adequadas para que a pessoa se mantenha saudável.

Existem diversas profissões que atuam na área da Saúde, entre elas estão a Odontologia, a Enfermagem, a Psicologia, a Biomedicina e muito mais.

Dados recentes sugerem que será difícil atingir os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- para 2030 sem ações específicas planejadas e destinadas a aumentar o espaço fiscal para a saúde. De fato, se mantivermos a mesma taxa de aumento nas despesas de saúde pública dos últimos 20 anos, precisaremos, em média, de mais 80 anos para atingir esses objetivos.

Para melhorar a cobertura dos serviços de saúde, precisamos analisar e selecionar medidas destinadas a quebrar as barreiras que impedem o acesso. As comunidades que desejam alcançar a saúde universal devem ter serviços fisicamente e economicamente acessíveis para as pessoas do ponto de vista sociocultural.

Todos temos um papel a desempenhar, participando de conversas e contribuindo para o diálogo sobre políticas que podem ajudar nosso país a alcançar e manter a saúde universal.  Pense nisso e faça a diferença!

ASFEB - Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia

Rua Dr. José Peroba, 149, Centro Empresarial Eldorado, 1º Andar - Stiep
Salvador-BA | CEP: 41770-235

Telefone: (71) 2201-2201
E-Mail: atendimento@asfeb.org.br

DPO - Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais

Aviso de Privacidade