Área Restrita
(Clique aqui)
Esqueci minha senha
(Clique aqui)
Voltar
(71) 2201-2201
FALE CONOSCO

ASFEB - Associação dos servidores fiscais do Estado da Bahia

Notícias - 01/10/2013

Dia da Saúde Bucal

SAÚDE BUCAL

No Brasil, foram realizados levantamentos nacionais sobre Saúde Bucal em 1986, 1996 e 2003, feitos pelo Ministério da Saúde (MS). Constatou-se que quase 27% das crianças de 18 a 36 meses apresentaram pelo menos um dente decíduo com cárie, e a proporção chegou a quase 60% na faixa de 5 anos.

Na dentição permanente, quase 70% das crianças de 12 anos e cerca de 90% dos adolescentes (15 a 19 anos) apresentaram ao menos um dente com experiência de cárie.

Entre as conclusões, a análise apontou que o declínio da cárie dentária na população infantil vem ocorrendo de forma desigual na população brasileira.

Ter uma boa higiene bucal significa adotar medidas importantes para manter a saúde de seus dentes e gengivas.

Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas.

É importante lembrar sempre que cuidados preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental constituem a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que, ao se fazer prevenção, estamos evitando o tratamento de problemas que poderiam se tornar graves.

Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais:

Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.

Ingerir alimentos balanceados e controlar os horários dos lanches, evitando comer a todo instante.

Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.

Usar enxaguante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.

Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:

• Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;

• A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;

• O mau hálito deixa de ser um problema permanente.

Consulte o seu dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver experimentando um problema de mau hálito. Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.

Fontes:

www.colgate.com.br

www.cfo.org.br

saude bucal escovas 640 360

ASFEB - Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia

Rua Dr. José Peroba, 149, Centro Empresarial Eldorado, 1º Andar - Stiep
Salvador-BA | CEP: 41770-235

Telefone: (71) 2201-2201
E-Mail: atendimento@asfeb.org.br

DPO - Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais

Aviso de Privacidade