Área Restrita
(Clique aqui)
Esqueci minha senha
(Clique aqui)
Voltar
(71) 2201-2201
FALE CONOSCO

ASFEB - Associação dos servidores fiscais do Estado da Bahia

Dicas de Saúde

Nutri Dica – Licopeno

licopeno

Licopeno: nutriente importante na saúde do homem

Você já parou para pensar o porquê das cores dos alimentos? Pois bem, elas não estão ali por um caso. Cada uma tem a sua importância e característica específica.

Na Nutri dica desse mês, vamos falar sobre o licopeno e a importância desse nutriente na saúde do homem.

O licopeno é um carotenoide – ou seja – substância que dá cor avermelhada aos alimentos fontes – que tem função combater os radicais livres produzidos diariamente pelo nosso corpo. O simples ato de respirar já proporciona ao nosso organismo a formação desses radicais livres. Para combater esse processo, o corpo se utiliza de nutrientes antioxidantes que previnem o efeito deletério.

A relação do licopeno na saúde do homem é muito importante. Alguns estudos observacionais relacionaram que a incidência de câncer de próstata em homens que consomem alimentos fontes é menor do que na população masculina que não consome. Ou seja, o licopeno é um importante nutriente na prevenção do câncer de próstata.

Há estudos, também correlacionando dietas ricas em carotenoides (dentre eles o licopeno), na prevenção de oxidação do colesterol LDL, no controle da hipertensão, na manutenção da acuidade visual (protegendo a retina) e na saúde da pele.

A maior fonte e a que apresenta a melhor biodisponibilidade é no molho de tomate caseiro (a associação com um bom azeite ao final da preparação, faz com que o licopeno atinga uma maior funcionalidade no organismo).

Outras fontes: tomate cru, goiaba, melancia

ASFEB - Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia

Rua Dr. José Peroba, 149, Centro Empresarial Eldorado, 1º Andar - Stiep
Salvador-BA | CEP: 41770-235

Telefone: (71) 2201-2201
E-Mail: atendimento@asfeb.org.br

DPO - Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais

Aviso de Privacidade