Área Restrita
(Clique aqui)
Esqueci minha senha
(Clique aqui)
Voltar
(71) 2201-2201
FALE CONOSCO

ASFEB - Associação dos servidores fiscais do Estado da Bahia

Guia do Beneficiário

Herpes-zóster – FAQ (perguntas frequentes)

O que é o herpes-zóster?

O herpes-zóster é uma infecção causada pelo vírus varicela-zóster, o mesmo que causa a catapora. Após uma infecção por catapora, que geralmente ocorre durante a infância, o vírus da varicela zoster permanece dormente no corpo. A reativação do vírus está associada a uma série de fatores de risco, por exemplo, envelhecimento do sistema imune (imunossenescência), supressão do sistema imune causada por medicações ou outras condições que enfraquecem sua imunidade.

Quais os sintomas?

Os primeiros sinais do herpes-zóster podem ser uma sensação de formigamento ou dor em uma área da pele, dor de cabeça ou mal-estar geral. Tipicamente, erupções cutâneas aparecem alguns dias depois, apenas em um dos lados do corpo.

Geralmente, o herpes-zóster aparece no tórax e abdômen, mas pode aparecer em qualquer parte do seu corpo, incluindo o rosto. Pode levar até 4 semanas para as erupções sumirem. Sua pele pode ficar dolorosa por semanas depois que as erupções sumirem, mas geralmente melhora com o tempo.

Por que estou em risco após os 50 anos de idade?

O risco de uma pessoa desenvolver herpes-zóster aumenta com a idade. Esse declínio natural na imunidade leva a um maior risco de manifestar a doença, independentemente do quão saudável você se sinta. Adultos mais velhos também estão em risco elevado de complicações, como neuralgia pós-herpética (PHN).

O que é neuralgia pós-herpética?

O herpes-zóster é uma doença que pode ter complicações graves e prolongadas. A neuralgia pós-herpética afeta até 30% dos pacientes com herpes-zóster e é caracterizada como uma dor de longa duração.

Nunca tive catapora, estou em risco?

Se você nunca teve catapora, você não está em risco de ter o herpes-zóster, mas ainda está em risco de ter catapora ao entrar em contato com as feridas do herpes-zóster.

O herpes-zóster é contagioso?

O herpes-zóster ocorre quando o vírus da catapora que já estava no seu corpo é reativado, então não é possível contrair o herpes-zóster. No entanto, uma vez que o vírus que causa a catapora e o herpes-zóster é o mesmo, se uma pessoa que nunca teve catapora entrar em contato direto com as erupções cutâneas de uma pessoa com herpes-zóster, ele pode adquirir a catapora.

O herpes-zóster pode ser tratado ou prevenido?

Sim, o herpes-zóster pode ter os sintomas tratados através de medicamentos e ser prevenido por meio da vacinação. Outras formas de evitar a propagação do vírus incluem a lavagem de mãos após tocar nas feridas e a desinfecção dos objetos contaminados.

Fonte: https://www.herpeszosterbr.com.br/#FAQ

ASFEB - Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia

Rua Dr. José Peroba, 149, Centro Empresarial Eldorado, 1º Andar - Stiep
Salvador-BA | CEP: 41770-235

Telefone: (71) 2201-2201
E-Mail: atendimento@asfeb.org.br

DPO - Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais

Aviso de Privacidade